quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Que aconteceu com Linkin Park?


A banda californiana multiétnica, multireligiosa e multisonora Linkin Park continua sendo fiel à sua própria ideologia desde seu início, em 1996, confirmando suas próprias certezas com os albums Hybrid Theory (de estreia, em 1998) e Meteora (2003). No entanto, parece ser surpresa para os fãs desses dois álbuns, considerados até então os melhores da história da banda até aqui, que a banda continue sendo experimental a cada disco lançado. Nos últimos anos, e provavelmente em todos, os integrantes do Linkin Park deixavam claro em entrevistas ou mesmo demonstrações sonoras que iriam muito além em conteúdo e forma daqueles 2 álbuns que tornaram a banda mundialmente famosa. Muito criticado e aclamado pelo disco que provava essa conjectura, o Minutes to Midnight (2007) perdeu fãs e ganhou outros, ao apresentar uma sonoridade e temática mais adulta, pondo o Linkin Park como banda chave para eventos greens e assumindo causas políticas em prol da paz, da conscientização e do meio ambiente. Mostrando sobreviver ao até então estilo desfalecente que evidenciou a banda - o Nu Metal -, o Minutes to Midnight é uma prova de que a banda pode resistir às constantes adaptações do meio fonográfico, calando a boca principalmente dos que viam o Linkin Park como mais uma modinha passageira americana. Mesmo com uma proposta nova apresentada pela banda, o Minutes to Midnight foi um dos discos mais vendidos de 2007.









3 anos depois, após alguns singles feitos para os filmes "Transformers" e para a campanha "Download For Haiti", o Linkin Park está prestes a lançar seu novo álbum, "A Thousand Suns", com um single que preparará os fãs para mais um trabalho totalmente inédito em forma e conteúdo apresentado pela banda: "The Catalyst". O single, ao ser liberado em partes na internet, suscitou muitas dúvidas e algumas certezas para os fãs da banda, onde por vezes esqueceram a "ideologia linkinparkeana" de sempre apresentar algo novo a cada lançamento. Definitivamente, em certos momentos O momento agora é de apreensão total para esse álbum. Críticos e apaixonados pela banda estão esperando a música vazar para finalmente provarem de ao menos uma faixa de "A Thousand Suns", que será lançado em 14 de setembro.

E Agora? Fã da Banda ou fã de músicas?

A insatisfação e satisfação, decepção e admiração, todo o jogo de expectativas que se formamperante a obra do artista-ídolo põe uma questão crucial para o fã: ser fã de que? Da banda ou de algumas músicas ou álbuns da banda?
O Fã de um artista costuma segui-lo incondicionalmente. O fã de algumas músicas não conferem valor aos trabalhos que não interessam seus tímpanos. É quando se vê que o fã põe uma condição ao artista: ou ele trilha pelo caminho esperado pelo fã, ou simplesmente o fã deixa de ser fã da banda, aceitando sem grandes resistências as transformações e opções pelo qual a banda decidiu trilhar.

Depois de Minutes to Midinight, o que se poderia esperar?

Uma coisa é certa: Linkin Park nunca mais será o mesmo. Aliás, uma coisa é mais do que certa: o Linkin Park NUNCA foi o mesmo. A mudança é uma natureza da banda. Entre as feras da selva que é o mercado fonográfico, o Linkin Park pode ser considerado como um verdadeiro camaleão. Se isso é bom ou ruim para seus fãs, é uma questão de fidelidade e de gosto. Para a banda, basta sempre estarem se transformando em coisas melhores, satisfatórias para eles.


Para mais informações, acesse o canal do Youtube de Linkin Park. http://www.youtube.com/user/linkinparktv?blend=2&ob=1

Um comentário:

  1. Olá!

    Você deixou um comentário num texto sobre Linkin Park que postei no meu blog (http://meusmedosedefeitos.wordpress.com/2010/07/28/linkin-park-sucesso-dor-e-riscos-e-ainda-quer-mais/) e vim retribuí-lo.

    O Linkin Park está sempre se desafiando. Isso é muito bom. Nós, fãs, ficamos sem saber o que teremos para ouvir quando 14 de setembro chegar. Diversas ideias rolam por nossas mentes, mas é impossível afirmar o que exatamente chegará aos nossos ouvidos.

    O Linkin Park do Meteora não é o mesmo do Hybrid Theory. No Minutes to Midnight não é preciso nem afimar isso. Agora, em A Thousand Suns, mais novidades estão à caminho. De um jeito ou de outro, poderemos afirmar: isso é Linkin Park!

    ResponderExcluir