domingo, 26 de fevereiro de 2012

10 pílulas do rock nacional para as desilusões amorosas

Segue uma listinha básica de músicas que são a dose certa para desilusões amorosas. Dentre bandas nacionais contemporâneos e artistas clássicos, o tema transcendental cantado em todas essas músicas não tem prazo de validade. Enjoy!




I. Harmada - Sufoco


Vai fervendo às seis da manhã o café que eu fiz
Pra te livrar desse sufoco
Dessa coisa tola que eu não sei explicar
E vai passando na TV qualquer bobagem
Só pra te fazer dormir em casa
Uma hora, outra vez

Faz tempo eu não te vejo mais em mim
No silêncio não encontro o que dizer
Agora o que eu preciso acreditar
É tudo o que eu queria esquecer
Por hora já não sonho mais por nós
Nem tento disfarçar qualquer razão
Se hoje o que eu preciso te mostrar
É mais do que eu consigo te dizer
Perdão

Tudo que era seu ainda está aqui guardado em casa
A cor, o som, a roupa que eu achei
Pra você vestir quando acordar melhor
E antes de sair eu sei
Vai me olhar nos olhos
Como que pedindo pra ficar
Só por uma noite, um talvez

Faz tempo eu não te vejo mais em mim
No silêncio não encontro o que dizer
Agora o que eu preciso acreditar
É tudo o que eu queria esquecer
Por hora já não sonho mais por nós
Nem tento disfarçar qualquer razão
Se hoje o que eu preciso te mostrar
É mais do que eu consigo te dizer
Perdão




II. Terceira Edição - Pois Não



Esqueceram de avisar
Aonde o mundo foi
E eu não me despedi,
Eu queria te pedir...
Eu não pude te abraçar
e niguém mais ficou

Esqueceram de dizer
Quando água acabou
E eu não pude mais chorar,
Eu tentei chorar
Eu fiquei triste...
Lágrima não desceu

E não se esqueça,
Na primeira chance,
De pedir pra descer também
E não se sinta mal,
Se é pra viver tão triste assim,
O melhor é...

Esquecer de tudo... Então
Esquecer do mundo... Pois não

Esqueceram de falar,
E eu esqueci de ouvir
E eu não pude acreditar
Que melhor não pode ser
Eu criei meu próprio mundo
E onde está você?

E não se esqueça,
Na primeira chance,
De pedir pra descer também
E não se sinta mal,
Se é pra viver tão triste assim,
O melhor é...

Esquecer de tudo... Então
Esquecer do mundo... Pois não

E ela então se foi e nunca mais me viu
Ela que cresceu, nunca mais viveu



III. Sabonetes - Hotel


Roupas no varal
Chuva de verão
Os dias soltos no quintal
Vão me dando a direção

Se você perguntar o que eu fiz
Se você quer saber o que eu quis
Ah, o tempo passa e eu penso demais
Pra dizer ao vento que me satisfaz
E eu minto

Quartos de hotel
Há alguém que se perdeu
Se você perguntar o que eu fiz
Se você quer saber o que eu quis
Ah, o tempo passa e eu penso demais
Pra dizer ao vento que me satisfaz
Tanto faz
O tempo passa e eu penso demais
Pode ser que eu tenha te deixado pra trás
E eu sigo
E eu minto
E eu sinto

Se você perguntar o que eu fiz
Se você quer saber o que eu quis
Ah, o tempo passa e eu penso demais
Pra dizer ao vento que me satisfaz
Tanto faz
O tempo passa e eu penso demais
Pode ser que eu tenha te deixado pra trás
E eu sigo
E eu minto
E eu sinto
E eu sigo



IV. Volantes - Maçã


Estou abrindo mão
Por tanto tempo eu quis
Mas não sei por que razão não foi tão bom quanto se diz
Por aí
Vai ser fácil ver
Volta e meia algum deslize onde eu enxergue você
E pra ti
Tão difícil eu sei
Se já vinha em passos brandos
a tendência é que vá ser

Por um caminho longo
O dia inteiro pra chegar do outro lado da rua
E devolver suas coisas
Não quero nada que faça lembrar

Eterna briga pra esquecer
Por mais clichê que seja
O tempo vai dar conta e desfazer

Os nós mais apertados
Hábitos de cada manhã
Em que o calor vinha do lado
Já com gosto de maçã

Me diz por qual caminho
Você vai passar
Pra eu desviar
Eu quero andar sozinho




V. Raul Seixas - A Maçã

Se esse amor
Ficar entre nós dois
Vai ser tão pobre amor
Vai se gastar...

Se eu te amo e tu me amas
Um amor a dois profana
O amor de todos os mortais
Porque quem gosta de maçã
Irá gostar de todas
Porque todas são iguais...

Se eu te amo e tu me amas
E outro vem quando tu chamas
Como poderei te condenar
Infinita tua beleza
Como podes ficar presa
Que nem santa num altar...

Quando eu te escolhi
Para morar junto de mim
Eu quis ser tua alma
Ter seu corpo, tudo enfim
Mas compreendi
Que além de dois existem mais...

Amor só dura em liberdade
O ciúme é só vaidade
Sofro, mas eu vou te libertar
O que é que eu quero
Se eu te privo
Do que eu mais venero
Que é a beleza de deitar...

Quando eu te escolhi
Para morar junto de mim
Eu quis ser tua alma
Ter seu corpo, tudo enfim
Mas compreendi
Que além de dois existem mais...

Amor só dura em liberdade
O ciúme é só vaidade
Sofro, mas eu vou te libertar
O que é que eu quero
Se eu te privo
Do que eu mais venero
Que é a beleza de deitar...



VI. Cazuza - O nosso amor a gente inventa


O teu amor é uma mentira
Que a minha vaidade quer
E o meu, poesia de cego
Você não pode ver

Não pode ver que no meu mundo
Um troço qualquer morreu
Num corte lento e profundo
Entre você e eu

O nosso amor a gente inventa
Pra se distrair
E quando acaba a gente pensa
Que ele nunca existiu

O nosso amor
A gente inventa

Te ver não é mais tão bacana
Quanto a semana passada
Você nem arrumou a cama
Parece que fugiu de casa

Mas ficou tudo fora de lugar
Café sem açúcar, dança sem par
Você podia ao menos me contar
Uma história romântica




VII. Vespas Mandarinas - Antes que você conte até dez


Posso escrever e não dissimular
É o que eu ganho por estar mais velho
Não tenho nada para impressionar
Nem por fora nem por dentro
E a noite inteira eu vou cruzando o mar
Porque os sonhos voam com o vento
Na minha janela é ele a soprar
Só pra ver se estou desperto
Me perdi num truque de palavras
Me anotaram mal a direção
Já escrevi meu nome numa bala
Já provei a carne de cação
E eu já tenho tudo planejado
E alguém disse que não, não, não, não, não
Agora o vento sopra pro outro lado
Me leva pela mão
E há quem diga não, não, não

E o que me levará ao final
Serão meus passos no caminho
Não vê que só se está atrás
Quando persegue seu destino
Sempre na minha mão tem um punhal
Nunca é o que era pra ter sido
Não é porque digo a verdade
E sim por nunca ter mentido

E eu não vou me sentir mal
Se algo não me sair bem
Aprendi a derrapar
E a me chocar contra esse chão
Que a vida simplesmente vai
Como a fumaça desse trem
Como um beijo e nada mais
Antes que você conte até dez
E eu não voltarei a ser estranho
A quem não chegara me conhecer
Também não vou dizer que eu te amo
Tão pouco deixarei de te querer
Deixei de voar e me afundei
No meio dessa lama eu encontrei
Algo de calor em teus abraços
Agora eu sei que nunca voltarei



VIII. Vespas Mandarinas - Retroceder Nunca (Render-se Jamais)


Não sei pr'onde vou
Mas não me deixo levar
Não tenho direção, nem aonde chegar
Não faço promessas
Pra não abandonar
Eu ando tão depressa, pra não divagar

E nada vai me parar
E não importa quem cruze o meu caminho
Eu estou sempre só, eu estou sempre sozinho

Só sei que eu não volto atrás
Retroceder e nunca, render-se jamais

Só sei que eu não volto atrás
Se eu errar o caminho, pra mim tanto faz
E o que importa um erro a mais
Retroceder nunca, render-se jamais




IX. Detonautas - Nem Me Lembro Mais


Nem me lembro mais
Quando te conheci
Tanto tempo faz
Que já mudamos
Nossa forma de agir...

Só me lembro bem
Do preço do seu olhar
E hoje me desfaço
Desse traço, sem pensar...

Não quero esquecer
Nenhum detalhe seu
Provo prá você
Minha memória é maior
E acho que cresceu...

Tenho a solução
Para essa falta
De consideração
Viver intensamente
Novamente
Cada situação em paz
Sempre e sempre em paz
Em paz!
Sempre em paz!

Pronto pra viver
Como ninguém mais
Tudo é melhor assim
Pronto pra viver
Quando tanto faz
Sem permitir um fim!



X. Detonautas - O Inferno São os Outros



O que seria da tua beleza
se eu fechasse os meus olhos para você?
Do que adiantaria essa tua ideologia
se a tua própria liberdade se transformasse em opressão?

Escute o meu silêncio

Talvez você não tenha percebido
que eu te quis também
Se ao menos eu pudesse te mostrar
que o inferno são os outros

Você não quis me escutar
e o tempo não parou

Vou sair pra ver o sol
Vou mentir e dizer que não sou feliz
Vou sair pra ver o sol
Deixo a porta aberta se quiser voltar
mas saiba que eu também consigo viver só

A solidão quem me ensinou a ser mais forte
E a qualquer lugar eu vou sem medo

Você não quis me escutar
e o tempo não parou
Vou sair pra ver o sol
Vou mentir e dizer que não sou feliz

Um comentário:

  1. Putz! As do Detonautas são clássicas, meu velho. Essas aí são boas armaduras até em momentos em que a desilusão ainda tarda por vir. As demais bandas, especialmente Vespas Mandarinas, tô conhecendo mais a fundo agora. Ótimo post!

    Wanderson Gomes.

    ResponderExcluir